A importância do controle de qualidade do grauteamento em obra
- Torrent Engenharia
- 21 de out. de 2022
- 1 min de leitura

O controle de qualidade do Graute na construção civil é fundamental para garantir a confiabilidade, trabalhabilidade e durabilidade dos elementos de uma edificação.
Conforme as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), especifica os serviços e os materiais aplicados.
No caso do Graute deve atender os requisitos básicos para ser aplicável em estruturas de engenharia, determinando ensaios de controle e aceitação.
Você sabe quais são os testes?
A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE DE QUALIDADE DO GRAUTEAMENTO EM
Espalhamento e tempo de escoamento (Slump Flow), e habilidade passante em fluxo livre, no caso de Graute. O ensaio de Slump Flow serve para analisar a “abertura” do Graute e medição do diâmetro da massa. Através do teste, é possível também medir as questões de exsudação e segregação da mistura seguindo as diretrizes da ABNT NBR 5739.


Ensaio de resistência à compressão de corpos de prova cilíndricos para verificar as características básicas do Graute. O ensaio para determinação da resistência à compressão axial segue as diretrizes da ABNT NBR 5739.

Extração de testemunho de um pilar envelopado com Graute. A extração de testemunhos serve para verificação da resistência característica à compressão do Graute (fck) conforme as diretrizes da ABNT – NBR 7680.
O controle da qualidade do graute é essencial em toda a obra, e vinculado a um bom projeto e uma boa execução, proporciona segurança e qualidade ao projeto, reduz gastos desnecessários e evita retrabalhos. O resultado é a entrega de uma obra durável, de qualidade, de boa aparência e satisfação do cliente!
Comments